BioAqua Tanque Rede

Sistema web para Gestão do Banco de Dados para Avaliação da Qualidade da Água na Piscicultura em Reservatórios


Na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), o Projeto "Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura", desenvolvido no âmbito do Projeto BRS Aqua (Ações estruturantes para o fortalecimento da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação em aquicultura na Embrapa), financiado pelo BNDES e EMBRAPA, além do CNPq, vem a ser um dos maiores projetos sobre aquicultura em andamento no Brasil.

Dentro do projeto Manejo e Gestão Ambiental, o Plano de Ação "Protocolo de Biomonitoramento em reservatórios com atividade de aquicultura baseado em macroinvertebrados aquáticos" busca monitorar a qualidade da água e do sedimento dos reservatórios em áreas de produção de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques rede. O monitoramento emprega a comunidade de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadora. O uso desses organismos é vantajoso porque eles apresentam uma variedade de espécies com diferentes graus de sensibilidade a impactos na qualidade da água e do sedimento, além de apresentarem pouca mobilidade, servindo assim como um bom testemunho das condições ambientais locais. Além disso, sua coleta emprega materiais e equipamentos de baixo custo.

Sabe-se que parte da ração de peixes não é consumida. Além disso, excretas das tilápias podem se acumular no sedimento. Em caso de eutrofização provocada por excesso de matéria orgânica (ração não consumida, excretas de peixes, esgoto doméstico não tratado), os organismos bentônicos podem ter sua estrutura de comunidade alterada. Com base nessa alteração, podemos diagnosticar mudanças na qualidade da água e também prever ou evitar mortandade de peixes.

Macroinvertebrados Bentônicos

São organismos aquáticos de hábito bentônico, isto é, que habitam o fundo de rios e lagos aderidos a pedras, cascalhos e folhas ou enterrados na lama ou areia. Visíveis a olho nu (ficam retidos em redes com malha de 200 a 500 mm) tem grau variado de tolerância ao aumento de matéria orgânica ou degradação dos ecossistemas aquáticos, por isso são utilizados como bioindicadores para avaliar a qualidade de água. O grupo é composto por insetos, moluscos, crustáceos e vermes.

Variáveis Físicas e Químicas de Qualidade da Água

É um conjunto de variáveis mensuráveis que representam a qualidade da água por meio das suas características físicas e químicas. A referência dos padrões de qualidade da água segue a Resolução CONAMA 430 (2011), que complementou e alterou a Resolução CONAMA 357 (2005), do Ministério do Meio Ambiente.

Tanque Rede

Tanques-rede são estruturas de várias formas e tamanhos, constituídas por redes ou telas que permitem a livre circulação da água. Podem ser instalados em ambientes aquáticos por meio de flutuadores, em locais onde há oscilação períodica no nível da água ou por meio de estacas fixas, em ambientes onde o nível d'água não oscila.