Protocolo de biomonitoramento em reservatórios com atividade de aquicultura baseado em macroinvertebrados aquáticos

O projeto "Protocolo de biomonitoramento em reservatórios com atividade de aquicultura baseado em invertebrados aquáticos" faz parte do projeto maior "Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura", financiado pelo BNDES/EMBRAPA. O projeto tem como objetivo principal avaliar a composição das comunidades de invertebrados aquáticos coletados nos reservatórios de Ilha Solteira e Chavantes, e irá determinar a existência (ou não) dos impactos ambientais provenientes da aquicultura com base no grau de resistência destes organismos.

O conhecimento da macrofauna aquática nestes ecossistemas, tanto em áreas ainda sem atividade de aquicultura como em áreas com atividades aquícolas já implementadas, contribuirá para o diagnóstico da qualidade da água e também para subsidiar as ações de manejo da atividade aquícola, como por exemplo a capacidade de suporte e momento de transferência das instalações para outro local com melhores condições de qualidade de água. A tecnologia de biomonitoramento em tanques rede de reservatórios, inédita na área de monitoramento de qualidade de água na aquicultura no Brasil, após sua validação, poderá ser adotada por produtores, técnicos e extensionistas a custos mais baixos do que a técnica tradicional, baseada em parâmetros físicos e químicos.

Assim, este banco de dados apresenta os organismos coletados em dois anos de coleta trimestrais, a fim de auxiliar gestores ambientais, produtores, estudantes e técnicos extensionistas que queiram usar a ferramenta do biomonitoramento na avaliação da qualidade da água dentro e fora do sistema de produção. Também estão presentes no banco os dados de variáveis físicas e químicas de qualidade da água e do sedimento de fundo.

Equipe do Projeto - Embrapa Meio Ambiente

Mariana Silveira Guerra Moura e Silva, Artur Jordão de Magalhães Rosa, Maria Cleofas Alencar e Claudia Vaz Crecci.
Colaboradores: Ana Maria Ruocco, Antonio Alves de Sousa, Everton Santos Dias, Hugo Saulino, Josilaine Kobayashi e Letícia Alibert.

Versão 1.2